Maçarico a querosene Primus 605

 

maçarico Primus 605

Maçarico a querosene, esse equipamento foi muito usado para realizar soldas devido ao calor que atingia a sua chama.

Primus 605 faz parte de uma série de maçarico (lâmpadas de sopro) para o querosene.

O modelo da marca Primus 605 é o primeiro modelo fabricado com o bocal baixo modelador de ferro fundido, modelos anteriores têm todo o baixo modelador, incluindo a boca de liga de latão.

 

Ano de fabricação: 1951
Combustível: Querosene
Volume tanque de combustivel: 1.5 litros
Consumo de combustível: 1.9 litros / hora
Efeito: 18 KW

O catálogo de produtos de 1937 diz: ” Estas lâmpadas têm um forte, concentrado, ligeiramente ajustável, adequado para todos os tipos de de solda e compostos de calor, incluindo para motores estacionários. Queimadores com abrigo.”

 

 

Um pouco de história

 

A invenção da primeira estufa de pressão sem parafina (querosene) é geralmente atribuída a Frans Wilhelm Lindqvist. A principal característica da estufa era que a parafina era pressurizada no tanque e pré-aquecida dentro do queimador, para que ela fosse vaporizada antes da combustão. Isso aumentou a capacidade de aquecimento, reduziu o consumo de parafina e reduziu bastante a quantidade de fumaça e fuligem.

Assim, em março de 1892 , em Estocolmo, a Lindqvist formou uma parceria com o dono da fábrica, Johan Victor Svenson , para iniciar a produção de fogões à pressão de querosene, ainda que em pequena escala e o fogão recebeu a marca Primus.

Berndt August Hjorth , cuja firma de ferramentas e engenharia, em parceria FH Getzmann, foi fundada em Estocolmo em 1889, rapidamente se interessou pelo produto da Svenson. E em agosto de 1892, Lindqvist concedeu a BA Hjorth os direitos exclusivos de marketing global.

Inicialmente, as exportações do fogão Primus e aparatos de cozinha foram para a Noruega, até o final de 1892. No final de 1893, as exportações se estendiam à Rússia, Inglaterra e ao resto do mundo.

Acredita-se também que os fogões e aparelhos de cozinha estavam sendo comercializados nos Estados Unidos já em 1893, o que resultou na necessidade de aumentar a capacidade de produção.

Em 1895 a JV Svenson / BA Hjorth assumiu a produção de maçaricos. Alguns dos primeiros tipos de sopradores Svensons (principalmente o modelo Vesúvio) utilizavam um queimador, originalmente projetado para um fogão, que era efetivamente o da patente da Lindqvist .

Em 1898, a fábrica Svenson reorganizou-se como uma sociedade limitada sob o nome Aktiebolaget Primus.

Em 1904, JV Svenson se aposentou, enquanto Lindqvist permaneceu como CEO e diretor único da empresa.

Em um catálogo de 1907, eles afirmavam ter sido o maior fabricante de insufladores do mundo.

 

Marcas e datas   

 

 

Em 1911 Códigos numéricos foram introduzido e indicavam o modelo e o ano de fabricação, nas marcações dos maçaricos. Mas, as lâmpadas de sopro ( maçaricos) tiveram a marca registrada introduzida em 1896.

Os equipamentos da marca Primus, vêm com marcas, indicando o modelo e o ano de fabricação.

Se tiver interesse em descobrir a data de fabricação do seu maçarico a querosene da marca Primus, acesse o link: Sistema de codificação de data e números Primus. No artigo, encontrará o sistema que a empresa usava para datar seus equipamentos.

Durante, anos foram fabricados vários modelos e tipos de maçaricos, se quiser ver alguns modelos, ingleses, americanos ou suecos, acesse o link: Alguns modelos de lâmpadas de sopro.

 

Se gostou do artigo, dê um clique, seu comentário

e compartilhe com os amigos,

 

Luci Buzo

 

 

 

Veja Também:

Lanterna de sinalização Ferroviária

Ferro de passar a carvão

O que é um Samovar?

Acessórios para vinho

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

2 comentários

helio · 18 Fevereiro, 2019 às 11:49

como faz pra ascender o maçarico primus sem a bomba de pressão?

helio · 18 Fevereiro, 2019 às 11:52

tenho um bem antigo deve ser de 1933

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: