Telefone Ericsson Dialog

 

 

Vulgarmente conhecido como fusquinha, o Telefone Ericsson Dialog foi lançado em 1964 na Suécia pela empresa Ericsson. Posteriormente, milhões do modelo foram vendidos e ele manteve o seu lugar nos lares até os anos 90.

Este modelo foi desenhado e fabricado na Suécia entre 1961 e 1979. No Brasil, apareceu em 1970 importado da Suécia, com os fios na cor cinza e o centro do disco vermelho.

 

GTE Starlite

A partir de 1977/78 começou a ser fabricado no Brasil em larga escala, até 1988, dividindo espaço com os aparelhos GTE Starlite, conhecidos como tijolinho, também de disco.

Nos primeiros anos da década de 1980 saíram versões de luxo nas cores vermelho, azul e verde. Alguns aparelhos foram fabricados em tons “petróleo”, que são mais raros por serem edições de luxo.

 

 

História

 

No início de 1960 a Ericsson contratou a empresa Ahlgren, Olsson & Silow para desenvolver um novo padrão de telefone para alcançar os mercados internacionais.

Um telefone com um design moderno que poderia ser derrubado no chão. Portanto, esses eram os requisitos para o novo telefone.

As altas demandas técnicas e funcionais foram colocadas no novo aparelho de telefone, que foi denominado Dialog.

O invólucro e o aparelho deveriam ser termoplásticos, de modo que seria possível fabricar o telefone em cores diferentes. O peso não deveria ser maior que o dos dispositivos anteriores, e os componentes serem de fácil acesso.

O dialog alcançou grande popularidade e manteve seu lugar dentro dos lares na década de 1990.

A nova tecnologia e o aumento da demanda resultaram no fim da era dos telefones com números discográficos. A versão de 1972 do telefone, equipada com botões no lugar do botão rotativo, nunca se tornou tão popular quanto seu antecessor.

Devido a este design clássico tornou-se um objeto de desejo entre colecionadores e entusiastas do telefone. Como resultado, este aparelho está sendo muito procurado hoje em dia, por admiradores de “design vintage” tido como “retrô”, e vendido em algumas lojas do gênero com pintura automotiva nas mais variadas cores.

 

Design telefone Dialog

 

O design do aparelho foi baseado em requisitos ergonômicos, o que significa que foi adaptado ao tamanho do rosto humano. Como resultado, a distância entre o microfone e o fone de ouvido foi reduzida, em comparação com os modelos anteriores.

O aparelho pesava apenas 250 gramas.

Outra novidade é que o gabinete incluía um identificador interno, para que o telefone pudesse ser facilmente movido entre locais diferentes, o que era muito útil, já que o telefone estava conectado por um plugue a um conector.

O nível do sinal de toque pode ser ajustado com um controle na parte inferior do dispositivo.

Outro detalhe importante é que o aparelho deve cair na posição correta quando desligado, para que a linha não seja bloqueada. Isso significava que os designers e arquitetos tinham que prestar muita atenção para encontrar a forma certa para o gancho.

Outra característica técnica não encontrada nos telefones anteriores era que o nível de transmissão era ajustado automaticamente para o comprimento da linha do assinante.

Sendo assim, os vários componentes do telefone, como a campainha, o mostrador, a unidade de transmissão e o interruptor de gancho, poderiam ser facilmente montados ou substituídos diretamente na placa de base, simplificando assim a montagem e a manutenção. A caixa foi anexada ao dispositivo por um único parafuso.

 

Ericsson

 

A Ericsson (oficialmente, Telefonaktiebolaget L. M. Ericsson) foi  inaugurada por Lars Magnus Ericsson em 1876 evoluiu com sucesso para uma empresa global.

É uma empresa de tecnologia, de controle sueco, fabricante de equipamentos de telefonia fixa e móvel. Líder mundial no setor de telecomunicação, foi fundada em 1876 como uma loja de reparos em telégrafos por Lars Magnus Ericsson.

Atuando no Brasil desde 1892, tem unidades em São José dos Campos (Fábrica e Centro de Treinamento), São Paulo (Escritório Central) e Indaiatuba (Centro de P&D), além de escritórios em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador e Rio de Janeiro.

 

Luci Buzo

Consulta: www.ericsson.com

 

 

 

Veja também:

 

Acessórios para vinho

Maçarico a querosene

Ferro de passar roupas á carvão

Lanterna de sinalização Ferroviária

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: