Qual a diferença entre Bronze e Latão?

 

Muitas pessoas confundem latão com bronze. Afinal, são ligas de cobre, têm praticamente a mesma cor, são utilizados para fabricar alguns produtos em comum e tem quase as mesmas aplicações na indústria.

A grande diferença está na composição da liga.

 

Cobre

 

Cobre é um dos metais mais importantes industrialmente, e o mais antigo a ser utilizado. É um ótimo condutor de eletricidade e térmico, é maleável e dúctil. Tem a coloração vermelho alaranjado. É encontrado na natureza sob a forma de minério, a calcopirita.

O cobre, quando não se encontra na forma de ligas, é tão mole e dúctil que é muito difícil de ser usinado. Por isso a necessidade de adicionar outros elementos para torná-lo utilizável.

Suas principais ligas, são latão e bronze consideradas ligas não ferrosas (não contém ferro na composição química).

 

Latão

 

O latão é uma liga metálica composta basicamente de cobre e zinco, numa proporção de 70% de cobre e 30% zinco, que também podem ter uma variação na proporção dos elementos, dependendo da utilização do metal. O Zinco adicionado ao cobre pode ter uma varição de 5% á 45%.

Alguns outros elementos podem ser adicionados na liga, em proporções bem menores, para dar resistência mecânica e física ao metal, tais como, chumbo, estanho, alumínio.

O latão é um metal maleável e dúctil, é um excelente condutor de energia elétrica e térmica. Tem alta resistência a corrosão.

Ligas de cobre-zinco com concentrações aproximadamente de 35% de zinco são relativamente moles, dúcteis e facilmente submetidos à deformação plástica a frio. As ligas de latão que possuem um maior teor de zinco são mais duras e mais resistentes.

Por estas características o latão pode ser forjado, fundido, laminado e estirado a frio. É uma liga muito utilizada para a produção de peças por meio do processo de estampagem (prensas).

Tem uma coloração amarelada, semelhante ao ouro.

É utilizado na fabricação de objetos para uso doméstico, panelas, tachos, bijuterias.

As utilidades do latão variam de acordo com sua composição, normalmente podemos encontrar a liga em torneiras, instrumentos musicais, moedas, arames, parafusos, joias e bijuterias, rodas para carros, armamentos, válvulas, instrumentos médicos e odontológicos, aletas de radiadores de veículos (por ter uma alta capacidade de trocar o calor com o ar), objetos de decoração e em muitos outros itens.

Curiosidade: Na antiguidade o latão polido era usado como espelho.

 

Bronze

 

O bronze é também uma liga metálica, porém seus principais elementos são o cobre e o estanho. Em proporções de 67% cobre e 33% estanho, sendo que o estanho pode variar de 1% a 33%. Também pode ocorrer variações se adicionados elementos como o alumínio, chumbo, silício, manganês e fósforo.

Possui uma coloração normalmente dourada, escura e sem brilho, podendo variar também de acordo com a composição da liga.

É resistente a corrosão e um excelente condutor de calor e eletricidade. É um metal maleável e dúctil. A liga é dura, funde-se facilmente e é extensivamente usada em suportes, válvulas e outros componentes de máquinas.

O Bronze possui características acústicas, produzindo sons puros e um timbre bem distinto, tornando-se assim um metal excelente para a fabricação de bocais de instrumentos musicais e na fabricação de sinos.

O uso do Bronze também varia de acordo com sua composição é utilizado para fabricar instrumentos musicais e está presente em tomadas e componentes dos interruptores, em parafusos e rebites, em aparelhos de telecomunicação, em objetos de decoração, em estátuas, como componentes de maquinários nas indústrias, em  sinos, moedas, válvulas, utensílios domésticos, e em equipamentos que exige alta capacidade de resistência a corrosão.

 

Curiosidade: Assim como o latão, o bronze foi muito utilizado desde os tempos pré-históricos e marcando uma época conhecida como Idade do Bronze (4000 a 1500 a.C).

 

Se gostou do artigo, dê um clique

Compartilhe com os amigos

 

Luci Buzo

 

 

 

Veja Também:

Faça fruteiras com vidro de lustres

Pintando metal com tinta Spray

Ligas metálicas

Maçarico a querosene

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: