Ligas metálicas

 

São Materiais que contém dois ou mais elementos químicos e que pelo menos um deles seja um metal. Por exemplo: Aço 1020, é composto de Ferro e Carbono, onde o ferro é um metal e o carbono é um não metal.

Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (Silício, Antimônio) e de metais com não metais (Carbono, Fósforo)

É muito difícil empregar um metal em seu estado puro, pois a adição de outro elemento na liga, altera as propriedades físicas do metal, tais como, ponto de fusão, dureza, resistência mecânica. E o principal, reduz os custos do material e de produção.

Os metais não apresentam todas as características necessárias para a fabricação de produtos utilizáveis, por essa razão a adição de outros elementos químicos, garantem o uso do metal em forma de liga.

Formação da liga

 

Geralmente é feita por meio de fusão, os componentes são levados a temperaturas elevadas, até fusão total dos componentes. Após resfriamento a liga se solidifica e pode ser aplicada na indústria.

Ligas metálicas são materiais com propriedades semelhantes à dos metais que a originam.

As ligas se caracterizam por fornecer ou modificar propriedades que os metais não apresentam, tais como, condutividade elétrica e térmica, resistência a corrosão, brilho, resistência mecânica, dureza, temperatura de fusão, tração. Desse modo, as ligas oferecem propriedades que os metais isoladamente não possuem, contribuindo para que possam ser utilizados em diversas finalidades.

Os maiores consumidores de metal em grande escala são as indústrias automobilísticas, bélicas, aeronáuticas, navais e na construção civil.

É muito comum a presença dessas ligas, pois elas podem ter suas propriedades amplamente alteradas por meio do processo utilizado na sua preparação e também pela proporção em que esses elementos são misturados. Em razão desse fator, as ligas muitas vezes acabam sendo mais eficazes que os metais puros e são preparadas com várias finalidades e usos.

A liga metálica pode ser preparada de modo a adquirir as propriedades que se quer que o metal possua, para determinada aplicação. Essas características irão depender de vários fatores, tais como: os elementos que formam a liga, a proporção em que cada um deles é misturado, a estrutura cristalina, o tamanho e a arrumação dos cristais e os tratamentos que a liga venha a sofrer.

As ligas metálicas são classificadas em dois tipos, ligas ferrosas e ligas não ferrosas.

 

Ligas ferrosas

 

São as ligas onde o metal ferro é o constituinte principal. Essas ligas são importantes como materiais de construção em engenharia. As ligas ferrosas são extremamente versáteis, no sentido em que elas podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas. A desvantagem dessas ligas é que elas são muito suscetíveis a corrosão.

Aços: são ligas ferro-carbono que podem conter concentrações apreciáveis de outros elementos de liga. As propriedades mecânicas são sensíveis ao teor de carbono, que é normalmente inferior a 1%.

 

Ligas não ferrosas

 

São ligas que não possuem o metal ferro como principal elemento.

Ligas de cobre: o cobre, quando não se encontra na forma de ligas, é tão mole e dúctil que é muito difícil de ser usinado. As ligas de cobre mais comuns são os latões (cobre e zinco), e os bronzes (Cobre e estanho).

Ligas de alumínio: essas ligas são caracterizadas por uma densidade relativamente baixa, condutividade elétrica e térmica elevada, e uma resistência à corrosão em alguns ambientes comuns, com a atmosfera ambiente.

Ligas de magnésio: é caracterizada pela baixa densidade do magnésio que é a mais baixa dentre todos os metais estruturais; dessa forma suas ligas são usadas onde um peso leve é considerado importante, como por exemplo, em componentes de aeronave.

 

Ligas metálicas mais comuns:

 

Aço

Composição da liga: Ferro (98,5%) e Carbono (0,5 a 1,7%), e pequenas quantidades de silício, enxofre e fósforo.

Propriedades físicas: elevada resistência a tração, alto ponto de fusão.

Aplicação: Na fabricação de estruturas metálicas, especialmente da construção civil. Utensílios domésticos, pregos, parafusos, portas, portões e palhas de aço. Na indústria automobilística

Vantagem da liga: é que o aço produz as mais diversas ligas metálicas, destinadas às mais diversas aplicações. Uma dessas ligas é o aço inox.

Desvantagem: É suscetível a corrosão.

 

Aço inox

Composição da liga: Aço 74%, Cromo 18% e Níquel 8%;

Propriedade física: Não oxida como os aços comuns;

Aplicação: utensílios domésticos, decoração, instrumentos da construção civil e peças para automóveis e indústrias.

 

 

 

Bronze

Composição da liga: Cobre (67%) e Estanho (33%); Pode conter alumínio, silício e níquel, dependendo da sua aplicação;

Propriedades físicas: elevada resistência ao desgaste por fricção;

Aplicações: produção de sinos, medalhas, moedas e estátuas. Equipamentos industriais, ferramentas, conexões hidráulicas e objetos decorativos.

 

Ouro 18k

Composição da liga: Ouro 75% e Cobre 25%.

Propriedades físicas: Aumento da dureza, já que o ouro 24k é muito maleável. Resistência, durabilidade e brilho.

Aplicação: Produção de jóias.

 

 

Latão

Composição da liga: Cobre (de 95 a 55%) e Zinco (de 5 a 45%).

Propriedades físicasfácil de moldar, flexibilidade, tem brilho e boa condutora elétrica e térmica.

Aplicações: Peças de máquinas, instrumentos de sopro, produção de tubos, armas, torneiras, aparelhos médicos, parafusos, porcas, dobradiças, chaves, molas, metais sanitários e bijuterias.

 

Solda 

Composição da liga:  Chumbo ( de 60% a 85%) e Estanho (15% a 40%).

Propriedades físicas: Tem baixo ponto de fusão.

Aplicações: em solda de contato elétricos e em soldas de latão.

 

Se gostou do artigo dê um clique.

Compartilhe com os amigos.

 

Luci Buzo

 

 

 

Veja Também:

Como obter efeito do aço corten

Diferença entre latão e bronze

Como fazer lustre com cubas de fruteiras

Como pintar peças cromadas

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: