Como remover a tinta do ferro

 

 

Sempre que você pretende renovar a pintura de qualquer peça de ferro, vem uma dúvida. Como remover a tinta do ferro sem ter muito trabalho e fazer um serviço perfeito.

Essa é a primeira coisa que passa pela sua cabeça? Não se preocupe, você não é o único.

Para que a pintura nova tenha um acabamento perfeito, é necessário que você prepare a superfície a ser pintada. No artigo, Usando tinta Spray em peças metálicas, você encontrará o tutorial passo a passo, de como preparar a superfície antes de receber a pintura.

Mas, se a sua intenção é remover toda a tinta velha e deixar a peça crua, existem alguns processos de remoção da tinta do ferro, que vão te ajudar a decidir na hora de começar o trabalho.

 

1º – Remoção da tinta com lixamento manual

Uma opção para remover a tinta do ferro é usar lixas. Não é um processo muito eficiente quando seu interesse está em remover toda e qualquer partícula de tinta velha.

Mas, em alguns casos, o uso de lixas funciona muito bem, quando a tinta a ser removida está descascando da peça. Isso significa que a tinta velha sairá com facilidade. Podendo ser raspada com uma espátula de metal, e depois, dando o acabamento com uma lixa 80 a 150 para ferro.

Ou você poderá usar uma lixadeira orbital, que irá facilitar bastante o seu trabalho.

Dica: Troque as lixas sempre que a tinta removida, penetrar no grão e comprometer o trabalho.

 

2º – Remoção da tinta com esmerilhadeira

A tinta poderá ser removida com uma esmerilhadeira com escovas de aço, ou com discos de desbastes.

O processo de remoção da tinta é mais rápido, mas, você corre o risco de comprometer o metal. Um deslize, e a peça poderá ficar com marcas profundas. Nesse caso, seu trabalho será maior, pois deverá corrigir as falhas com massa plástica.

 

3º – Remoção da tinta com produtos químicos

Uma opção mais rápida para remover a tinta de uma peça de ferro é com um removedor químico. É um processo mais fácil, mas exige certos cuidados.

No mercado é possível encontrar vários tipos de removedores de tinta, líquidos ou pastosos. Na embalagem vem descrito qual a finalidade do removedor. Então, antes de comprar, certifique-se que o produto atenderá as suas necessidades.

Como são produtos químicos, para manuseá-los exige bastante cuidado. Nunca, use um removedor de tinta sem luvas. Se cair sobre a pele, vai queimar (experiência própria). Use blusas com mangas compridas e calças. Não se esqueça da máscara.

A aplicação do removedor:

– Coloque uma pequena quantidade de removedor em um recipiente e aplique, com a ajuda de um pincel,  sobre a superfície da peça que você irá remover a tinta.

– Faça aplicações em áreas pequenas, até se acostumar com o produto (o tempo de reação do produto com a tinta), depois vá aumentando a área a ser removida a tinta. Geralmente, o tempo de reação é de 20 minutos (na embalagem do produto vem a indicação do tempo que o produto demora para reagir com a tinta).

– Após esse tempo, remova a tinta com a ajuda de uma espátula de metal.

– Ao término do trabalho, limpe a peça com solvente, geralmente thinner, para a remoção de todo o removedor. Essa etapa é primordial, pois, se conter qualquer sinal de removedor na peça de ferro, a tinta que for aplicada em seguida, terá problemas na secagem.

– O restante do removedor que você usou, não devolva para a lata, descarte. Pois, você pode estragar o produto novo.

A vantagem do uso de removedores é que o produto entra em todos os cantinhos. Assim sendo, o trabalho fica perfeito.

 

4º – Jateamento

Uma opção para você remover a tinta de uma peça de ferro, é o jateamento.

Essa técnica consiste basicamente em aplicar um jato de areia, oxido de alumínio ou granalha de aço sobre a superfície da peça.

Esse jato vai remover toda a tinta e qualquer ponto de ferrugem que estiver encrustado na superfície da peça, pois é aplicado com uma forte pressão no metal.

O jateamento mais comum existente hoje em dia é o jato com óxido de alumínio. Este produto é obtido pela fusão, resfriamento e moagem da bauxita (minério de alumínio).

As vantagens do jateamento é que toda a tinta será removida do metal e deixará a superfície com certa porosidade, facilitando a aplicação de uma nova pintura.

A desvantagem do jateamento é que ele deve ser aplicado em empresas especializadas, pois exige equipamentos e profissionais preparados para manuseá-los.

 

Agora que você conhece as opções de como remover a tinta de uma peça de ferro, escolha a que mais vai satisfazer as suas expectativas.

 

Se gostou do artigo, compartilhe com os amigos

 

Luci Buzo

Veja também:

Como passar massa na madeira

Como remover a tinta da madeira

Usando tinta Spray em peças metálicas

Como pintar peças cromadas

 

 

 

 

 

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: