Oxidando o aço para obter o efeito do aço Corten

Peças em aço Corten tem fascinado muitas pessoas que gostam de uma decoração rústica. Mas, o aço Corten é mais facilmente encontrado em peças montadas em chapas.

No artigo, você vai aprender a oxidar o aço para obter o efeito do aço Corten em uma montada em ferro chato.

O processo de oxidação é o mesmo para qualquer material em ferro. A única exigência é que a peça seja de ferro, porque a ferrugem é exclusiva desse metal. Se você quiser poderá acompanhar o tutorial passo a passo da oxidação de uma chapa em ferro.

Ou, se você tiver uma peça com um outro material, ou uma peça em ferro que esteja pintada, poderá fazer uma pátina imitando o aço Corten.

 

Tutorial

 

1 Passo:

Para obter uma oxidação total da peça de ferro, é necessário remover toda a oleosidade e fuligem da peça. Para isso, use um pano umedecido com thinner e passe em toda a peça.

2 Passo:

Mas antes de passar o ácido, sobre a peça, é necessário alguns cuidados. Usar luvas e uma máscara, o ácido muriático é um ácido muito forte, e os gases liberados, irritam a garganta. Então, é importante o uso da máscara. Por ser um ácido corrosivo, o uso de luvas evitará queimaduras na pele.

3 Passo:

Para oxidar o ferro será usado o ácido muriático que pode ser encontrado em qualquer depósito de material de construção ele é usado para fazer a limpeza de pedras e pisos.

Antes da aplicação do ácido na peça. ele deve ser diluído com 50% de água. (Usa-se uma parte de água e uma parte de ácido.)

Essa a solução pode ser aplicada com um pincel ou com uma esponja.

Dica:  Proteger o piso com um plástico ou com um papelão, pois  ácido reage om o cimento e o rejunte.

4 Passo:

Depois de aplicar o ácido na peça,  deixar a peça no mínimo 24 horas para que a oxidação ocorra naturalmente.Se, nesse período ainda tiver lugares sem oxidação, você poderá deixar a peça por mais 24 horas ao tempo.

5 Passo:

Depois que a peça estiver oxidada, lavar a peça com água e sabão. Se quiser poderá usar uma esponja. Pois, todo o ácido deverá ser removido da peça.

Se perceber que a água com sabão não foi o suficiente para a remoção do ácido, voc~e poderá usar uma solução de bicarbonato de sódio diluído em água e passar na peça.

Deixar o bicarbonato por 30 minutos e depois voltar a lavar a peça. O bicarbonato de sódio vai neutralizar o efeito do ácido na peça e poderá ser encontrado em supermercados ou farmácias.

6 Passo:

Quando a peças secar completamente, é necessário a aplicação de um verniz. Caso contrário a peça vai continuar a oxidar, até a formação de uma ferrugem grossa e porosa.

O verniz ideal é o verniz automotivo pronto para uso, que poderá ser aplicado com pistola de pintura ou com pincel.

Veja como a peça ficou toda oxidada e sem manchas.

 

Se você quiser, acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo.

 

Se gostou do artigo compartilhe com os amigos

Luci Buzo

Veja também:

Oxidando o aço para obter o efeito do aço Corten

fruteiras com vidros de lustres

Repaginando um abajur

Porta guarda chuvas com madeiras recicladas

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: