Como remover tinta e verniz da madeira

 

Peças muito antigas, costumam receber várias demãos de verniz e tinta ao longo dos anos, e quando esse, for o seu caso, aconselho a remover toda a tinta da peça, antes de restaurar seu móvel.

Embora, a restauração de móveis, quando se parte da madeira crua, o trabalho fica muito mais bonito e profissional, remover a tinta velha ou verniz, não é uma tarefa muito fácil. É trabalhoso e cansativo. Em alguns casos, não sai barato e em outros, nem se termina o trabalho.

Mas, se você pretende restaurar um móvel e quer ter um resultado final muito bom, vou passar dois métodos de como remover tinta e verniz da madeira.

1º método: Lixando a peça.

 

Manual:

Não é fácil lixar uma peça de madeira, principalmente para remover a pintura velha, mas… vamos lá!

As lixas para madeira podem ser encontradas em vários tamanhos de grão, desde a mais grossa (36), até a mais fina (400).

A granulometria determina a capacidade de desbaste da lixa, isso significa que a mais grossa, tem menos grãos, portanto grãos mais grossos e as lixas mais finas, tem mais grãos, portanto grãos mais finos.

O lixamento manual, eu indico para peças com verniz. Peças que estão com tinta esmalte, á óleo ou acrílica, é penoso retirar a tinta com lixa na mão.

Quando for utilizar uma lixa para remover o verniz, tem que obedecer uma regra: você sempre começa com uma lixa mais grossa, e depois vai passando para a mais fina.

Por exemplo: Se usar a lixa 80, a próxima lixa a ser usada não pode exceder 50% do tamanho do grão da anterior, isso significa que a próxima lixa a ser usada é a 120 (80+40). Terminando com a lixa 120, a próxima lixa é a 180 (120+60). E assim sucessivamente até a remoção total do verniz.

É necessário seguir essa regra, pois a lixa que vem depois, remove os riscos da lixa anterior.

O lixamento deve ser no sentido dos veios da madeira. Se lixar no sentido contrário, formará riscos, que são difíceis de tirar.

Troque as lixas sempre que a tinta removida, penetrar no grão e comprometer o trabalho.

 

Com uma lixadeira orbital:

 

É bem mais fácil, usar uma lixadeira orbital para remoção de tintas e vernizes da madeira. Mas deve-se ter muito cuidado, para não desbastar a madeira e provocar um desnível, ou “comer” os cantos da peça. A sequência de lixas, também obedece a mesma da manual. Comece com uma lixa de granulometria grossa, até as mais finas.

Móveis com entalhes, não tem outra alternativa, senão lixar com a mão.

Use máscaras e luvas para lixar a madeira, principalmente com a lixadeira.

Quando terminar de remover a tinta, limpar a peça, com um solvente para remover todo o pó. Use escovas com cerdas macias para retirar o pó das arestas ou entalhes.

 

2º método: Com removedor de tinta

 

Remover tinta da madeira com um removedor é um processo mais fácil, e mais rápido. Mas exige certos cuidados.

No mercado é possível encontrar vários tipos de removedores de tinta, líquidos ou pastosos. Na embalagem vem descrito qual a finalidade do removedor. Então, antes de comprar, certifique-se que o produto atenderá as suas necessidades.

São produtos químicos e para manuseá-los exige bastante cuidado. Nunca, use um removedor de tinta sem luvas. Se cair sobre a pele, queima muito (experiência própria). Use blusas com mangas compridas e calças. Não se esqueça da máscara.

 

A aplicação do removedor:

 

– Coloque uma pequena quantidade de removedor em um recipiente e aplique sobre a tinta com a ajuda de um pincel.

– Faça aplicações em áreas pequenas, até se acostumar com o produto (o tempo de reação do produto com a tinta), depois vá aumentando a área a ser removida a tinta.

– Geralmente, o tempo de reação é de 20 minutos (na embalagem do produto vem a indicação do tempo que o produto reage com a tinta).

– Após esse tempo, remova a tinta com a ajuda de uma espátula. Não force a espátula sobre a madeira, você poderá marcar e danificar a sua peça.

– Ao término do trabalho, limpe a peça com solvente, geralmente, thinner. Para a remoção de todo o removedor. Essa etapa é primordial, pois, se conter qualquer sinal de removedor na peça de madeira, a tinta que for aplicada em seguida, terá problemas na secagem.

– O restante do removedor que você usou, não devolva para a lata, descarte. Pois, você pode estragar o produto novo.

– E para finalizar, use uma lixa com granulometria fina, para dar acabamento e deixar a superfície da madeira mais lisa.

 

Removendo a cera da madeira

 

Existe no mercado vários tipos de removedores de cera da madeira. A aplicação é fácil, basta umedecer um tecido com o removedor e aplicar na superfície da peça. Toda vez que o tecido encharcar com a cera, troque por um outro limpo.

Quando terminar de remover a cera, lixe a peça, antes de começar a pintura.

 

 

O trabalho foi difícil, mas sua madeira está pronta para receber tintas, vernizes ou ceras.

 

Se gostou do artigo dê um clique.

Compartilhe com os amigos

 

Luci Buzo

 

 

 

 

Veja também:

 

Diferença entre tinta látex e acrílica

Como tingir a madeira

Pintando madeira com tinta Spray

Como fazer uma chapeleira com madeira de pallets

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: