Tinta a óleo

 

Hoje em dia, a tinta a óleo para pintura profissional em telas está ao alcance de todos. É encontrada em casas especializadas e disponíveis em uma gama de cores, sem a necessidade de ter o conhecimento e a técnica para produzi-las.

Antigamente, as coisas não eram bem assim, para fazer uma pintura em tela era necessário obter conhecimento da química moderna, para que o profissional da arte pudesse produzir suas próprias tintas, impermeabilizantes, seladores, bases, verniz, secantes e todos os materiais necessários para um trabalho artístico.

As tintas eram feitas a partir de substancias químicas, minerais e vegetais, encontrados na natureza. E também era necessário conhecer o processamento dessas substancias, para obter o ingrediente indispensável para a fabricação da tinta.

A parte mais difícil e complicada era a preparação dos pigmentos. A tinta era feita através da dispersão desses pigmentos em óleos secantes.

Então, além de ter a técnica de pintura, o artista ainda tinha que aprender as receitas para produzir seu próprio material de trabalho, isso o qualificava como um profissional da arte.

Somente no século 19 é que foi possível encontrar a tinta pronta em comércios. A partir daí o artista não mais se preocupava em preparar a tinta para fazer o seu trabalho. Podendo levar o seu trabalho para fora dos estúdios.

 

Características da tinta a óleo

 

A tinta a óleo é, basicamente, a mistura de um pigmento em um óleo.

Os óleos são chamados de secantes. O mais usado é o óleo de linhaça que se obtém da semente da planta do linho.

Outros óleos também podem ser utilizados, óleo de cânhamo, óleo de papoula, óleo de noz, óleo de girassol, óleo de cártamo e até mesmo o óleo de soja. Cada um deles possui características únicas quando adicionados aos pigmentos.

Os óleos secantes, têm a finalidade de formar um filme estável e impermeável quando exposto ao ar. Eles não sofrem o mesmo processo de evaporação que a água e os solventes comuns. Por essa razão, a secagem é lenta e a cura total da tinta depende do tipo de óleo usado e espessura da camada, e pode variar de 1 dia a 1 ano.

Outras substâncias podem ser adicionados a tinta a óleo para melhorar o trabalho. Se adicionar verniz na mistura é possível aumentar a cobertura e deixar a tinta mais brilhante. Se adicionar solventes, como terebintina ou éter de petróleo, aumenta-se a viscosidade da tinta.

A cor da tinta é determinada por partículas de pigmentos que são adicionadas aos óleos. E os pigmentos são, em sua maioria de origem mineral.

Óxidos de zinco e titânio, formam a cor branca. Oxido de cádmio e de ferro a cor vermelha.

Mas para os pigmentos, pode-se usar vários elementos, mercúrio, ossos, conchas, insetos, carvão, etc…

 

Vantagens da tinta a óleo

 

A tinta óleo tem uma boa resistência a intempéries e cores luminosas e brilhantes.

Tem uma grande quantidade de cores e tons e as tintas são miscíveis entre si, isso significa que podem ser misturadas para se obter outros tons.

Devido a secagem lenta, é possível fazer correções no trabalho antes da secagem final.

 

Tinta óleo para trabalhos em metais e madeira

 

Existem tipos de tinta óleo que serve para pintar diversas superfícies, tais como, ferro, aço, madeira.

Ela também é possível encontrar em acabamento fosco, acetinado, brilhante e a aplicação pode ser feita com pincel, rolo ou pistola

É uma tinta lavável de excelente acabamento. Muito durável e serve tanto para pintar interior quanto exterior, por ter a sua base com óleos.

Devido a sua base com óleo, essa tinta ajuda a impermeabilizar o substrato. Basta uma demão de tinta para que tudo fique mais criativo e personalizado. Além disso, ter um efeito elegante e profissional.

Para pintura a pincel a secagem sendo lenta, as marcas do pincel desaparecem, durante o processo de cura da tinta, que se dá em 24 horas.

 

Outras informações

 

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história da tinta á óleo, acesse o link.

Se deseja conhecer o processo de secagem da tinta, acesse o link.

 

 

Se gostou do artigo, dê um clique.

Faça seu comentário e compartilhe com os amigos.

 

Luci Buzo

 

 

 

Veja também:

 

Diferença entre tinta látex e acrílica

Tingindo a madeira

Pintando madeira com tinta Spray

Quadro com azulejos decorativos

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: