Tingindo a madeira

 

 

Uma madeira não precisa ser pintada para ganhar cor e vida. Você pode tingi-la e valorizar os veios e os nós.Tingindo a madeira é uma técnica fácil e rápida de colorir seu móvel sem gastar muito tempo e com pouco dinheiro.

Mas, para isso a madeira deve ser crua, sem qualquer tipo de tinta, verniz ou ceras. Se você tiver uma peça já pintada, pode ler o artigo removendo a tinta da madeira. E depois de remover toda a tinta, o tingimento pode ser aplicado.

 

 

 

E como reciclar está na moda, vou ensinar passo a passo uma técnica fácil para tingir o seu móvel, com a cor que você quiser, fazendo um suporte de parede para pratos.

Desengavetar seus pratos decorados que você tanto gostaria de enfeitar aquela parede nua.

 

Material para o porta prato com madeira tingida:

 

– Sobras de lambril (lambril é uma madeira usada para forração de parede ou teto, pois possui encaixe tipo macho/fêmea. E quando encaixada, a parte de trás tem um acabamento perfeito, é esse o lado que vamos utilizar para fazer o porta-prato;

– 3 Sarrafos de madeira;

– Lixa 220 para madeira;

– Pregos;

– Tinta óleo (tinta usada para pintar telas e quadros) na cor que você quiser;

– Pincel;

– Thinner;

– Verniz para madeira;

– Arabescos (pode ser em qualquer material);

– Gancho L com rosca.

 

Tutorial

 

1º Passo: Montagem da peça

Corte três pedaços de lambril com 80 cm, formando um retângulo. Encaixar os três pedaços, unindo-os.

Essa madeira é pinus, uma madeira clara (quando se faz o tingimento em uma madeira clara a cor tem um realce maior). Mas você pode usar qualquer tipo de madeira. Desde que ela seja crua.

 

 

2ºPasso: Reforço do porta prato

 

Depois de encaixar as madeiras, fazer um reforço na parte de trás, com 3 sarrafos de madeira na largura do porta-prato, um em cada ponta, com 10 cm afastado da borda, e um outro sarrafo no centro. Isso estruturar o seu porta prato.

 

 

 

3º Passo: Preparando a peça para tingir a madeira

 

Depois de unir as partes você deve lixar a madeira para tirar os fiapos e as farpas soltas da peça.

 

 

 

 

4º Passo: Tingindo a madeira

 

Para tingir a madeira você vai usar tinta á óleo (tinta utilizada para pintar telas e quadros). Colocar um pouco da tinta óleo da cor que você deseja (não há a necessidade de usar muita tinta, pois, essa tinta tem um alto poder de cobertura), em um recipiente e diluir com thinner. Conforme foto ao lado.

 

 

 

 

O tom da cor, você pode medir na parte de trás da peça se a cor estiver muito forte, adicione mais thinner. Se estiver num tom muito claro você, adiciona mais tinta.

Aguardar a tinta secar.

 

 

 

 

A tinta a óleo tem uma infinidade de cores e tons. E ainda, pode-se criar outras cores e tons, misturando uma cor com a outra, sem prejudicar o tingimento da madeira.

 

 

 

 

5º Passo: Passando um verniz depois do tingimento

 

Com a tinta seca, aplicar uma demão de verniz marítimo para madeira, que pode ser o fosco, brilhante ou acetinado.

Dica: Quando for usar o verniz dilua com 5% de thinner ou aguarrás. Isso vai ajudar na secagem do verniz.

 

 

Uma outra dica importante: Quando for usar o verniz, não faça a diluição dentro da embalagem, retire somente a quantidade que for utilizar e coloque em um recipiente. Se sobrar verniz depois que terminar a pintura, não o devolva para a lata, pois ele estragará a tinta da lata. Portanto, sempre prepare pequenas quantidades e se sobrar uma quantidade grande, guarde em outro recipiente com tampa. Dependendo de quando for usar o verniz novamente, poderá usar o que já está diluído. Senão, descarte e use o da embalagem, procedendo da mesma maneira.

 

6º Passo: Colocando o arabesco na madeira

Você pode colocar qualquer tipo de arabesco para decorar o porta prato. Existe no mercado, vários tipos de peças em resina, gesso ou metal. O arabesco que estou usando é uma peça em alumínio fundido e será fixada com parafuso.

A fixação do arabesco pode ser feita com parafusos ou com cola (desde que, a cola seja específica para o material do arabesco.

 

 

7º passo: Colocação dos ganchos para fixar o prato

Para manter os pratos fixos no suporte você vai usar um gancho em L com rosca soberba na ponta.

A fixação é da seguinte maneira: Você vai dividir o seu prato em quatro partes com uma fita crepe (idem foto ao lado), formando um X. Na parte de baixo do X colocar um gancho em cada ponta do X. O outro gancho será colocado na parte de cima no centro do X. Os dois ganchos embaixo servem para apoiar o prato e o de cima, é para o prato não tombar para frente.

 

 

Você também pode comprar suportes para fixação de prato na parede (idem imagem ao lado). Se for usar esse tipo de suporte, apenas um parafuso no centro será o suficiente para manter seu prato fixo.

 

 

 

Seu suporte de prato está prontinho!

Essa técnica de tingimento na madeira você pode fazer com qualquer tipo de madeira. Lembre-se, que  quanto mais escura for a madeira mais escuro vai ficar a cor do tingimento.

 

Se quiser, poderá acompanhar o passo a passo no vídeo abaixo.

 

 

 

Se você gostou do artigo faça um comentário.

E compartilhe com os amigos.

Luci Buzo

 

 

 

Veja também:

 

Como oxidar o aço e obter efeito aço corten

Chapeleira com madeira de pallets

Faça porta guarda-chuvas de madeira

Faça fruteira com vidros de lustres

 

 

 

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: