Repaginando um abajur de porcelana

 

Quantas peças a gente tem em casa, que acaba guardando por não ter onde encaixá-la na decoração. Algo que foi presenteado por alguém especial e que descartar não está nos planos. Que tal, dar uma repaginada, mudar a aparência e dar vida a peça e a memória de quem nos presenteou.

Hoje vou ensinar a repaginar um abajur de porcelana. Como vocês podem perceber, ele está meio sem vida, a cúpula está danificada. Ainda bem, que a fiação e soquetes estão funcionando perfeitamente. E o corpo do abajur não está quebrado.

 

 

Ao invés de jogar fora, porque não dar uma segunda chance á ele. Mudar a aparência e ter uma peça personalizada, com a sua cara e que se encaixa perfeitamente na sua decoração.

 

 

 

Para mudar a cara do abajur, vamos fazer um mosaico abstrato com pastilhas de vidro e espelho.
Mas, como eu sempre falo, as cores e estilo do mosaico ficam a seu critério. Procure escolher peças e cores que vão trazer um ar elegante para a sua casa.

 

 

 

Passo a passo de repaginando um abajur

 

1º Passo:

 

Retirar a cúpula e proteger o soquete e a fiação com fita crepe.
Se a parte elétrica não estiver funcionando, você poderá substituir as peças. Tanto os soquetes, a fiação, a tomada e a perinha são encontradas facilmente em comércios especializados em iluminação, ou em casas de depósito de material de construção.

 

2º Passo:

 

Separar as pastilhas e os espelhos que você vai usar na montagem do mosaico. Você pode usar sobras de pastilhas, espelhos, peças de mármores, cerâmica. Crie a peça que mais combina com a sua casa. Use cores e materiais que mais se encaixe na sua decoração.

Como o auxílio de um alicate para mosaico de duas roldanas, cortar as pastilhas em formas curvas.

Dica: Quando se faz o corte do vidro com o alicate de duas roldanas, os cacos tendem a ser projetados para longe. Por essa razão procure manter a parte do alicate, por onde os cacos serão cortados, para baixo, assim as peças cairão sempre próximas.

 

3º Passo:

 

Para a colagem das pastilhas e espelhos use cola branca. Quando a cola secar as pastilhas estarão bem firmes na superfície da peça.

Dica: Comece a colagem das peças pela parte de baixo, espere a cola secar e continue o trabalho de colagem de baixo para cima. Pois, a porcelana, tem uma superfície vitrificada, é muito lisa, se fizer a colagem total, as pastilhas vão  escorregar do corpo do abajur. E sairão do lugar.

 

4º Passo:

 

 

Quando preencher todo o corpo do abajur com as peças deixe a cola secar.
Quando a secagem estiver completa, poderá ser feito o acabamento.

 

 

 

5º Passo:

 

Rejuntar a peça. Preencha todos os espaços entre as pastilhas e espelhos com rejunte. Além de dar um acabamento melhor e a superfície ficar lisa, o rejunte ajudará na fixação das pastilhas.

Quando o rejunte secar. Faça a limpeza total da peça com um pano úmido, para a remoção de todo rejunte.
Se quiser você poderá passar um verniz sobre o mosaico para a proteção do trabalho.

Dica: quando aplicar o rejunte na peça, remova o excesso no mesmo dia. Pois, quando o rejunte secar totalmente, fica muito difícil a sua remoção.

 

 

Pronto! Seu abajur está com uma cara diferente. Basta colocar uma cúpula nova e decorar o seu ambiente.

 

 

 

Se você quiser seguir o passo o passo, assista o vídeo abaixo.

 

 

Se você gostou do artigo, dê um clique.

E compartilhe com os amigos.

 

Luci Buzo

 

 

 

Veja também:

 

Mosaico – Fazendo Flores

Restauração de um vaso de vidro

Mosaico

Mosaico com peças recicladas

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: