Peças em aço Corten fascinam todos aqueles que gostam de dar um ar mais rústico a sua decoração.

Ou misturando estilos, adotando peças oxidadas, ou painéis oxidados para trazer a cor característica da ferrugem, e dar um estilo mais moderno na decoração.

Mas, na maioria das vezes, é impossível adotar pequenos objetos de decoração com esse material, já que o aço Corten é disponível em chapas.

Uma solução para esse problema é pintar a peça com efeito do aço Corten. Essa técnica de pintura já vem sendo muito difundida no mercado e bem aceita pelos consumidores.

Mas, se você tiver um objeto de decoração e quiser aproveitá-lo com esse tipo de pátina, continue lendo o artigo e aprenda você mesmo, a fazer a pátina com efeito do aço Corten.

 

Pátina efeito aço corten

 

Essa pátina pode ser aplicada em qualquer tipo de material, em ferro, alumínio, bronze, alvenaria, madeira, gesso. Você só precisa ter o cuidado de usar a tinta certa para cada tipo de material, para não ter problemas mais tarde.

Se a peça que irá receber a pátina, for uma peça nova sem qualquer tipo de pintura, aplique um fundo, específico para o material, antes de começar a pintura.

Caso, você queira aproveitar alguma peça, que já está pintada, antes de começar o trabalho, passe uma lixa para remover as cascas da tinta velha e deixar a superfície porosa, para dar aderência a tinta nova.

Se sua peça tiver pontos de ferrugem, você pode aplicar um desoxidante, esse produto vai neutralizar a oxidação e conservar melhor o seu trabalho.

 

Tutorial

 

Eu escolhi essa peça de ferro, cheia de detalhes, para fazer a pátina, assim você pode perceber que a pintura é fácil, e pode ser feita em qualquer peça.

Para fazer a pátina, eu vou usar uma tinta acrílica e três tons para obter o efeito oxidado.
O marrom escuro, que é o Sombra Queimada, um marrom avermelhado, que é o Terra Siena Queimado e a cor Laranja.

 

 

 

Passe a tinta mais escura, o sombra queimada, numa pequena parte da superfície da peça.

 

 

 

Depois molhe a ponta do pincel, no outro tom (que pode ser o Terra Siena Queimada) e bata de leve o pincel sobre a tinta, misturando as tintas, produzindo um esfumaçado, de forma que fique tom sobre tom.

 

 

E depois faça o mesmo procedimento a cor Laranja. Salpique a tinta em pontos aleatórios e vá batendo o pincel de leve. Causando um esfumaçado na peça.

 

 

 

Dica: Se quiser uma pátina mais característica com a ferrugem, a cor preto também poderá ser adicionada a pátina.

 

 

 

 

 

O efeito oxidado só se consegue com a tinta úmida. Como a tinta acrílica tem um tempo de secagem rápido, a pátina deve ser feita por partes.

Se usar tinta esmalte ou tinta a óleo, cuja a secagem é mais lenta, você pode pintar toda a peça com uma tinta marrom escuro e depois ir aplicando a pátina com os outros tons, para obter tom sobre tom.

Dica: Procure usar tinta fosca ou acetinada. Isso vai deixar o seu trabalho mais próximo ao da cor da ferrugem. Se  não encontrar tinta fosca ou acetinada, quando a tinta estiver totalmente seca, você poderá aplicar um verniz fosco.

A pátina está pronta!

 

 

 

 

 

Se quiser poderá acompanhar o vídeo com o passo a passo da pátina efeito aço Corten

 

 

Se gostou do artigo, compartilhe com os amigos.

 

Luci Buzo

 

Veja também:

O que é aço corten

Como oxidar o aço para obter efeito do aço Corten

Decorando com aço Corten

Decorando com divisórias de ferro

 

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: