Decorando com aço Corten

As peças em aço patinável, conhecidos como aço Corten, tem fascinado muitos decoradores que acabam incluindo esses itens em seus trabalhos. Trazendo um ar rústico para qualquer ambiente, tanto em residências como em comércios.

Chamando a atenção por sua beleza e simplicidade.

Revestimentos de colunas, parede, placas de publicidade, balcões. E também sendo, usado como tampos de mesas, cabeceira de cama, estante e outros tantos objetos que se encaixam perfeitamente em qualquer ambiente.

É muito usado em ambientes externos, pois apresenta, elementos em sua composição química que dão três vezes maior resistência a corrosão que o aço comum.

Sobre o aço Corten

O aço comum, quando em contato com a umidade e o oxigênio, oxida, formando uma camada de ferrugem grossa e porosa. Essa camada de ferrugem não é aderente, e se solta do metal, que volta a oxidar, formando um ciclo até a perda total do metal.

Divisória em ferro fundido oxidada para dar o efeito do aço Corten

Os aços patináveis, diferentes do aço comum, tem um processo de oxidação igual aos aços comuns, mas a oxidação que se forma é fina e aderente ao metal. Pois, em sua liga existem metais específicos, que são adicionados especificamente para produzir uma camada de ferrugem aderente a superfície do metal.

Como essa oxidação é aderente, ela quebra o ciclo de oxidação que ocorre nos aços comuns. Provendo uma patina alaranjada com tons avermelhados, a cor característica da ferrugem, que se encaixa muito bem em decorações modernas e contemporâneas.

A única desvantagem dos aços patináveis é o custo. O aço Corten tem em sua liga, teores maiores de cobre e fósforo, que o aço comum. E outros elementos que também garantem a formação da pátina. Isso, somado a capacidade de resistência a corrosão, acaba gerando um custo de industrialização maior, portanto um produto final de custo elevado.

Mesmo com essa desvantagem, o aço Corten tem encantado muitos decoradores e consumidores que aplicam esses materiais para dar um ar rústico a sua decoração.

Curiosidade:

A indústria moveleira, tem usado placas de MDF, com revestimentos imitando o aço Corten, sendo assim acabam barateando o custo do móvel.

 

Se gostou do artigo, compartilhe com os amigos

 

Luci Buzo

Veja também:

 

O que é aço Corten

Decorando com corrimão de ferro

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: