Decoração em ferro

 

Opções para decoração em ferro existem muitas no mercado, de todos os tipos, tamanhos, estilos, cores, para cada tipo de ambiente, interno e externo. Apenas como um detalhe, ou como a grande vedete da decoração. Em sua maioria, não prejudicam a decoração, apenas complementam, dando um toque delicado, sofisticado e romântico ao ambiente.

Peças de ferro tem estilos diferentes e garante uma mega quantidade de gêneros. Qualquer ambiente da casa ou escritório pode receber um móvel em ferro. Tais como, mesas, aparadores, estantes, cadeiras, poltronas, molduras de espelhos, cabeceiras de camas, prateleiras. Ou pequenas peças de decoração, como suporte de plantas, porta guarda chuvas, mandalas, cabideiro, paneleiros, lustres, arandelas, e uma infinidade de peças.

Além de decorar o ambiente, a peça pode ter sua funcionalidade. Tanto para organização, como segurança ou lazer.

 

 

O ferro também é usado em fachadas de comércio,

desde toldos, placas de publicidade,

estruturas metálicas

e até revestimento de paredes.

 

 

Ferro Forjado

Na categoria de ferro você pode encontrar peças em ferro forjado, também chamado de ferro batido, ou peças em ferro fundido.

 

Ferro Forjado ou Ferro Batido, são peças personalizadas, onde com uma forja, bigorna e marreta, pode-se criar peças com detalhes riquíssimos. Desde um simples gancho de cabideiro até portões de entrada.

Se o seu interesse é ter um ambiente mais leve as peças forjadas são indicadas para dar uma complementação na decoração.

Você ganha em charme e estilo.

 

Ferro fundido

 

Uma opção sem ser o ferro forjado são as peças em Ferro Fundido.

Possuem detalhes mais marcantes e se encaixam em qualquer ambiente.

O acabamento pode ser mais rústico, mais pesado e lembram muito as decorações antigas, onde castelos europeus exibiam em sacadas grades com desenhos em arabescos, gazebos, portões, mostrando a ostentação da época.

O ferro fundido tem uma vantagem, ele oxida como qualquer metal ferroso, mas sua corrosão é lenta, para falar a verdade muito lenta. Se você está preocupado com o peso de uma peça em ferro fundido, a opção são as peças em alumínio fundido. São bem mais leves (uma proporção de 3:1), possuem a mesma aparência e dependendo do uso que se dará a elas, são mais resistentes que as de ferro fundido e uma grande vantagem, não enferrujam.

 

Aço corten

Infelizmente, a ferrugem é uma característica exclusiva do ferro. E muitas pessoas recorrem a outros materiais devido a esse problema.

Hoje em dia, está na moda móveis de Aço Corten.

Seu aspecto é exatamente igual a uma peça enferrujada.

São mais comuns encontrados em chapas ou tubos, e usadas para revestimentos de paredes, colunas e estruturas.

Mas, você também pode oxidar um móvel de ferro e deixá-lo na moda. Leia o artigo “Oxidar o aço para obter o efeito aço corten)“, e faça você mesmo uma peça com o efeito do aço corten.

 

Peças antigas

 

Uma outra opção é o uso de peças antigas, dando um ar vintage ou retro na sua casa. Que tal mudar um pouco essa ideia de ferro velho e pensar em aproveitar peças que você considera inúteis.

Reciclar aquela grade que você não usa mais. Aquele portão velho sem qualquer utilidade. Reinventar ou inventar algo diferente. Ou repaginar mudando a cor. Ou até mesmo, colocando apliques de todas as formas e materiais.

Veja como um pé de máquina de costura e uma vidraça antiga, viraram um cantinho para o café.

 

 

Banheiros e lavabos

 

 

Banheiros e lavabos com suportes de ferro.

O cuidado com as peças de ferro em banheiro são prioridade. O ambiente do banheiro é um acelerador da ferrugem (água e vapor d’água), portanto ao adquirir alguma peça tenha o cuidado de garantir que ela tenha um tratamento especial.

Lavabos não tem esse problema, a decoração fica a livre escolha.

 

Na verdade não importa o ambiente ou o móvel de ferro que você pretende usar.

Definitivamente a decoração com peças de ferro fica mais charmosa.

Use sua criatividade e mãos a obra.

 

Luci Buzo

 

 

 

 

Veja Também:

Como oxidar o ferro e obter efeito aço corten

Chapeleira com madeira de pallets

Porta guarda-chuvas com madeiras recicladas

Reciclando Janelas venezianas

Receba as novidades por Email

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: